O Município de Belmonte congratula-se com a restauração da Freguesia de Colmeal da Torre, em nota de imprensa, publicada nas suas redes sociais.
uma medida que devolve aos seus habitantes a autonomia administrativa perdida em 2013 durante a reorganização administrativa imposta pela Troika.
Criada em 1949 por desanexação da Freguesia de Belmonte, Colmeal da Torre foi integrada na União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre há mais de uma década. Agora, com a conclusão do processo de desagregação iniciado pelos governos liderados pelo Dr. António Costa, a freguesia recupera a sua independência, tornando-se a terceira localidade mais populosa do concelho de Belmonte.
Nas próximas eleições autárquicas, serão eleitos os novos representantes locais, responsáveis por definir estratégias para o desenvolvimento da freguesia. O Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Dr. António Pinto Dias Rocha, destacou o papel essencial do atual executivo da União de Freguesias, cujo trabalho e dedicação permitiram concretizar este objetivo.
Este passo marca um momento importante na história de Colmeal da Torre, reafirmando o direito dos seus habitantes a uma governação local autónoma e adaptada às suas necessidades e aspirações.
Foto – Municipio de Belmonte