Alunos do 1.º ano do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física da UBI participam em atividades pedagógicas na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, reforçando a ligação entre a Universidade da Beira Interior e o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto.
Foi na passada semana, que a Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP) acolheu 26 estudantes do 1.º ano do Curso de 2.º Ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI).
Na receção, o Dr. Marco Santos, Diretor do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), deu as boas- vindas aos alunos, destacando a confiança depositada na ESFHP para acolher esta atividade, sublinhando a relação estreita e proveitosa com a UBI.
Esta iniciativa, que se realiza no âmbito da disciplina de Didática da Educação Física, tem uma duração de três semanas e conta com a colaboração do Núcleo de Estágio de Educação Física da ESFHP.
Os estudantes irão acompanhar práticas didáticas e pedagógicas relacionadas com a lecionação da disciplina de Educação Física, uma experiência que lhes
permitirá aprofundar os seus conhecimentos sobre o ensino.
O Professor Doutor Ricardo Ferraz, diretor de curso do Mestrado em Ensino de Educação Física da UBI e regente da disciplina de Didática da Educação Física, acompanhou os alunos e agradeceu a receção calorosa da ESFHP.
O docente destacou a importância desta parceria, que proporciona condições únicas para o desenvolvimento académico e científico dos estudantes, preparando-os para serem os professores de Educação Física do futuro.
O protocolo de colaboração entre o Departamento de Ciências do Desporto da UBI e o AEFHP reflete o empenho de ambas as instituições em promover uma formação de excelência para os futuros docentes.
Marco Santos, Diretor do AEFHP, sublinhou o compromisso da escola em oferecer as melhores condições para estas iniciativas, realçando a qualidade do corpo docente do agrupamento.
As atividades de observação de aulas já se encontram em curso, reforçando a ponte entre o ensino superior e o ensino básico e secundário, numa parceria que visa preparar os educadores do amanhã.