A partir de segunda-feira as cidades da Guarda e de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, terão disponível durante a semana ligação por autocarro, servindo também os concelhos da Mêda e de Trancoso.
O serviço de transporte público regular resulta da cooperação entre as câmaras de Vila Nova de Foz Côa, Mêda, Trancoso e Guarda e as comunidades intermunicipais das Beiras e da Serra da Estrela (CIMBSE) e do Douro (CIM Douro).
A parceria foi apresentada hoje na sede de CIMBSE na Guarda pelos autarcas dos concelhos envolvidos e pelos dirigentes da CIMBSE e da CIM Douro.
Numa nota enviada à agência Lusa, a CIMBSE salienta que esta ligação direta irá “transformar a mobilidade local”. A expectativa dos autarcas é que este “novo serviço não só melhore a qualidade de vida dos habitantes locais, como também possa alavancar o crescimento económico e turístico do território, através desta resposta a uma necessidade há muito compreendida”.
De acordo com a CIMBSE, o itinerário definido para o serviço simboliza “uma colaboração intermunicipal eficaz”, mas também “o compromisso na melhoria contínua dos serviços de transporte para as populações”.
O percurso tem duas paragens definidas em cada concelho – Freixo de Numão e Vila Nova de Foz Côa (terminal rodoviário); Marialva (cruzamento) e Mêda (Tribunal); Trancoso (terminal rodoviário) e Vila Franca das Naves (estação) e Guarda (Parque da Saúde e Centro Coordenador de Transportes).
O transporte será feito de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados nacionais, com início às 07:10, partindo de Freixo de Numão em direção à Guarda, e com regresso às 16:00, com chegada a Vila Nova de Foz Côa às 17:39.
As informações sobre horários, tarifas e paragens do trajeto estão disponíveis nas câmaras municipais envolvidas na parceria, podendo os bilhetes ser adquiridos nos locais habituais ou pontos de venda.