Até 31 de janeiro de 2025, o Museu Municipal de Penamacor apresenta a exposição “Coleções de pintura de Joaquim Matos De Jesus e da Casa das Margaridas”, reunindo um total de 41 obras que conectam as paisagens de Soyo, em Angola, com a beleza natural e arquitetónica de Penamacor, na Beira Baixa.
A mostra destaca 16 obras provenientes da Casa das Margaridas, um alojamento local na freguesia do Vale da Senhora da Póvoa, decorado com um estilo Art Deco. Entre estas, encontram-se réplicas de Amadeo de Souza-Cardoso, como as icónicas pinturas “Galgos”, “Corpus Christi”, “D. Quixote” e “Menina dos Cravos”.
Por outro lado, as 25 obras de Joaquim de Jesus incluem réplicas de mestres como Pablo Picasso, com o “Retrato de Dora Maar”, e Vincent van Gogh, com “A Cadeira de Van Gogh”. A coleção também apresenta originais que retratam paisagens e edifícios locais, como a Igreja da Misericórdia de Penamacor e a Igreja Matriz de Aldeia de João Pires, exemplos notáveis da arquitetura manuelina da região.
A exposição está aberta ao público de terça a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, oferecendo uma oportunidade única para mergulhar na arte e na cultura local e internacional.