De 6 a 24 de junho, a Guarda celebra os Santos Populares com festividades por toda a cidade
Na cidade mais alta de Portugal, junho é sinónimo de Santos Populares, enchendo as ruas de animação, bailaricos e arraiais com os aromas inconfundíveis da sardinha assada e do tradicional Caldo de Grão. Os “Santos da Guarda” regressam de 6 a 24 de junho, trazendo muita alegria e celebração para os bairros da cidade.
Durante este período, a festa começa nos bairros e culmina na Praça do Município com a Festa de Encerramento, de 21 a 23 de junho. Este ano, participam os bairros São Domingos (6 de junho), Galegos (7 de junho), Bonfim (8 de junho), Bairro do Torrão (9 de junho), Bairro Nª Senhora de Fátima (10 de junho), Alfarazes (11 de junho), Lameirinhas (12 de junho), Sequeira (15 de junho), Póvoa do Mileu (16 de junho), Bairro da Luz (17 de junho), São Vicente (18 de junho) e Bairro do Pinheiro (19 de junho).
A Festa de Encerramento promete três dias de grande animação, incluindo uma feira de artesanato no Jardim José de Lemos, gastronomia, concertos, as Bonecas dos Santos Populares, Marchas Populares e o Concurso do Caldo de Grão. Este prato tradicional da Guarda é um dos grandes destaques do evento, com oito bairros a disputar a “concha prateada”.
O Marchódromo, montado junto aos Paços do Concelho, será o palco para o desfile das marchas populares no dia 22. As marchas participantes são as guardenses Marcha do Bairro da Luz, Marcha do Bairro da Sequeira e Marcha de São Vicente, além das convidadas Marcha de Belmonte e Marcha de Alcântara.
A animação musical não faltará, com bombos, concertinas, grupos de cantares e ranchos populares durante o dia, e tradicionais bailaricos ao final das noites. Destacam-se os concertos na Praça do Município: o Grupo Impakto no dia 21, Tokadançar no dia 22, e o popular artista José Malhoa no dia 23.
Na Praça do Município, estará também presente o Espaço Gastronómico, oferecendo sardinha, pimentos, carnes assadas, Caldo de Grão, pão e queijo de Videmonte, enchidos da Guarda, doces, licores e as tradicionais enguias. Este espaço será assegurado pelos bairros de Alfarazes, Bonfim, Lameirinhas, Luz, Pinheiro, Póvoa do Mileu, São Domingos e São Vicente. Durante a Festa de Encerramento, as Bonecas dos Santos Populares dos bairros de Nª Senhora de Fátima, Alfarazes, Sequeira e Luz estarão em exposição na Praça do Município.
A tradicional Feira Anual de São João decorrerá no dia 24 de junho, na zona de estacionamento do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare. Serão 16 dias de intensa animação, gastronomia, concertos, bonecas dos Santos Populares, Marchas Populares e o sempre popular Caldo de Grão.
Programa da Festa de Encerramento:
Praça do Município e Jardim José de Lemos
Dia 21 de junho
- 18h00 – Abertura dos stands de artesanato e gastronomia (até ao dia 23 de junho) e exposição das Bonecas da Guarda
- 19h00 – Cavaquinhos da Póvoa do Mileu e Grupo de Gaita de Beiços da Rapoula
- 22h30 – Concerto da Banda Impakto
Dia 22 de junho
- 11h00 – Grupo de Bombos Tocandar
- 15h00 às 17h00 – Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo e Grupo de Cantares da Arrifana
- 18h00 – Grupo de Cantares 7 Vozes de Vila Fernando
- 21h30 – Desfile das Marchas Populares: Marcha do Bairro da Luz, Marcha do Bairro da Sequeira, Marcha de São Vicente, Marcha de Belmonte (convidada), Marcha de Alcântara (convidada)
- 23h00 – Concerto Tokadançar
Dia 23 de junho
- 10h00 – Abertura da Feira de Artesanato
- 11h00 – Grupo de Cantares das Lameirinhas
- 12h00 – Abertura do Espaço Gastronómico
- 14h00 – Grupo de Concertinas Pêramocense
- 15h00 – Grupo de Cantares a Mensagem de S. Miguel
- 16h00 – Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda
- 16h00 – Apresentação e avaliação das Bonecas dos Santos da Guarda, a Concurso
- 17h00 – Grupo de Cantares da Sequeira
- 17h30 – Avaliação do Caldo de Grão
- 21h00 – Apresentação dos vencedores da Boneca dos Santos da Guarda, Caldo de Grão e Marchas Populares
- 21h30 – Concerto de José Malhoa
Dia 24 de junho
- Feira Anual de São João
- Local: Parque Urbano do Rio Diz (Zona de Estacionamento)
- Horário: das 8h00 às 13h00
Durante os 16 dias dos Santos da Guarda, a cidade será palco de uma celebração vibrante e repleta de tradições, prometendo diversão e entretenimento para todos.