No dia 24 de outubro, o Auditório Municipal de Vila de Rei foi o palco da cerimónia de entrega do Prémio ‘Viver em Igualdade’, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). A cerimónia, que coincidiu com o Dia Municipal da Igualdade, contou com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, da presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e do presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires.
O Prémio ‘Viver em Igualdade’ reconheceu 61 entidades, entre elas 58 Autarquias, 2 Comunidades Intermunicipais e uma Junta de Freguesia, que se destacaram pelas boas práticas na promoção da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação. Vila de Rei foi um dos municípios distinguidos pelo seu empenho e políticas eficazes nestas áreas, demonstrando o compromisso com a promoção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
A distinção faz parte de uma iniciativa bienal organizada pela CIG, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual. Este plano está enquadrado nos três Planos Nacionais de Ação que delineiam objetivos estratégicos e específicos para a igualdade de género e a prevenção e combate à violência contra as mulheres, bem como para combater a discriminação baseada na orientação sexual, identidade de género e características sexuais.
Durante a cerimónia, Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, expressou a sua satisfação ao receber o prémio: “É com grande satisfação e orgulho que celebramos, em Vila de Rei, a sétima edição do ‘Prémio Viver em Igualdade’, uma iniciativa que, desde 2012, tem sido fundamental para promover a igualdade de género. Acreditamos que a igualdade de género é um pilar essencial para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa. É fundamental continuar a promover a inclusão e o respeito em todos os concelhos, para um futuro em que todos tenham voz, oportunidades e direitos iguais.”
Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e Modernização, reforçou a importância da celebração deste dia, destacando o papel essencial das Autarquias na construção de uma sociedade mais justa: “No dia em que assinalamos a Igualdade, distinguimos os Municípios parceiros neste objetivo de termos uma sociedade mais equitativa. As Autarquias locais têm um papel muito importante nesta área, e aí destaco o Município de Vila de Rei, pelo exemplo que tem sido, a nível nacional, nas políticas de âmbito social. Que este dia seja mais um mote para trabalharmos com o objetivo de criarmos uma sociedade onde ninguém fica para trás!”
O evento reforçou o compromisso de Vila de Rei e de outras autarquias em continuar a promover políticas que garantam a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos, reafirmando a importância do trabalho conjunto na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Foto: Reprodução de Redes Sociais