- publicidade - <>
- publicidade - <>

Autarcas Reforçam Apoio à Descentralização no 4.º Congresso da ANAM

No encerramento do 4.º Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), realizado em Barcelos, distrito de Braga, Albino Almeida, presidente da ANAM, destacou a disposição das assembleias municipais para colaborar com o Governo no processo de descentralização, sublinhando a importância de aproximar a resolução de problemas dos municípios das suas realidades locais.

A Urgência da Descentralização

Albino Almeida frisou a diferença significativa entre deslocar-se do Porto para Lisboa em comparação com a viagem inversa, defendendo que é tempo de os autarcas deixarem de ter que ir à capital para resolver os problemas dos seus municípios. Segundo Almeida, este objetivo só será alcançado se o Estado central decidir descentralizar efetivamente, pedindo a colaboração das autarquias para a implementação das políticas públicas.

Setores-Chave para a Descentralização

O presidente da ANAM apontou concretamente os setores da saúde, habitação e educação como áreas prioritárias. “São áreas que muitas vezes têm a ver com programas nacionais, mas que têm grande impacto local, sendo as autarquias as mais bem preparadas para as concretizar no terreno”, referiu. Albino Almeida lembrou que a ANAM tem defendido há muitos anos a descentralização de competências, acompanhada do respetivo financiamento, para que as autarquias possam efetivamente implementar estas políticas.

Revisão da Lei 75/2013

Noutro ponto importante do seu discurso, Albino Almeida defendeu a necessidade de rever a lei 75/2013, que define o regime jurídico e o funcionamento dos órgãos do poder local, no que diz respeito às assembleias municipais. “É preciso rever a forma como as assembleias municipais funcionam”, afirmou, destacando a importância de adaptar a legislação à realidade atual e às necessidades das autarquias.

Compromisso do Governo

O encerramento do congresso contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias. O governante afirmou que o Governo está empenhado na dignificação do poder local, conferindo-lhe mais autonomia e mais fontes de financiamento. Este compromisso reforça a intenção de avançar com a descentralização, reconhecendo a importância das autarquias na implementação eficaz das políticas públicas.

Conclusão

O 4.º Congresso da ANAM reforçou a posição das assembleias municipais como parceiras fundamentais no processo de descentralização, sublinhando a necessidade de adaptação legislativa e de um apoio financeiro adequado. As palavras de Albino Almeida e a presença de Hernâni Dias destacam a vontade conjunta de Governo e autarquias em promover um poder local mais autónomo e eficiente, capaz de responder de forma direta às necessidades das comunidades.

Partilhar

<>
Caria
céu limpo
21.8 ° C
21.8 °
21.8 °
44 %
1.3kmh
0 %
Ter
20 °
Qua
35 °
Qui
30 °
Sex
28 °
Sáb
25 °

Nuno da Câmara Pereira desiste da candidatura à Câmara de Belmonte

Nuno da Câmara Pereira anunciou, hoje, através de uma...

Sabugal: Pulseira eletrónica por violência doméstica

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação e...

Dinheiro PRR para residência estudantil do IPG quase duplica para 4,9 milhões

Colocado fora do financiamento PRR às novas residências em...

Detido por crime de incêndio urbano em Castelo Branco

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve,...
- publicidade -