O Município da Sertã garantiu um financiamento de cerca de 500 mil euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através da medida “Descarbonização dos Transportes Públicos”, promovida pelo Fundo Ambiental. O apoio destina-se à aquisição de dois autocarros de zero emissões para transporte público de passageiros e à instalação de dois postos de carregamento elétrico.
A candidatura aprovada enquadra-se no projeto municipal “Eco Mobilidade Escolar” e contempla um investimento elegível total de 499 974,43 euros. Até 31 de março de 2026, a autarquia terá de adquirir os dois veículos movidos exclusivamente a eletricidade ou a hidrogénio e instalar os respetivos pontos de abastecimento.
Esta iniciativa está alinhada com os objetivos traçados no Plano Municipal das Alterações Climáticas (PMAC) da Sertã, que aposta numa mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente. Segundo Rui Antunes, vice-presidente da Câmara Municipal, o projeto reforça o compromisso da autarquia com a “promoção da mobilidade sustentável, da eficiência energética e da redução das emissões de gases com efeito de estufa”.
Entre outras medidas já implementadas pelo Município da Sertã nesta área, destacam-se a aquisição de bicicletas elétricas de uso partilhado, a participação na Semana da Mobilidade, o inquérito à população sobre eficiência energética e diversas ações de sensibilização ambiental, nomeadamente para o consumo consciente de água, correta separação de resíduos e combate ao desperdício alimentar.