Os municípios da Sertã, Abrantes e Setúbal, juntamente com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), uniram-se para prestar uma homenagem a Niels Fischer e a Hans Christian Andersen. A homenagem, intitulada “Andersen e Fischer, dois amigos dinamarqueses em Portugal”, assinala os 220 anos do nascimento do autor dinamarquês Hans Christian Andersen e os 20 anos da exposição sobre a sua obra e os 10 anos da morte de Niels Fischer, que concebeu, financiou e dinamizou a referida exposição que, entre 2005 e 2015, percorreu mais de 60 localidades de norte a sul do país, registando mais de 250 mil visitantes.
O ciclo de homenagens decorre de 2 de abril a 31 de dezembro de 2025 e abrange uma série de atividades que se estendem por todo o país. O programa inclui eventos como leituras de contos, peças de teatro, conferências, pedipaper e escape games, oficinas de escrita, entre muitas outras iniciativas. Cada município associado apresenta uma programação variada e independente, que pode ser consultada nos canais oficiais de cada município: Almodôvar, Coimbra, Faro, Gavião, Loulé, Palmela, Portalegre, Serpa, Sertã, Silves, Sousel, Torres Novas, Vila Nova de Famalicão e Vila Velha de Ródão.
Na Sertã, as celebrações iniciaram-se com Hans Christian Andersen em destaque na Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas da Sertã (de 31 de março a 4 de abril). A 2 de abril, foi lançado o “Concurso Artístico Hans Christian Andersen” (que decorre até 31 de maio), e o CLEIO – Clube de Leitura Oral da Sertã – dedicou a sua sessão ao autor dinamarquês, e na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes irá decorrer o workshop “Entre histórias e sonhos: uma homenagem a Niels Fischer e Hans Christian Andersen”. Para os mais novos, há ainda “Noite na Biblioteca” dedicada ao autor dinamarquês, ateliers de artes plásticas a partir dos contos de Hans Christian Andersen (integrado no programa “Férias Ativas”) e a iniciativa “Cérebro em Ação”, que traz “Caça aos Contos de Andersen”.
Em julho, e inserido no programa da Maratona de Leitura, realiza-se a inauguração da exposição do “Concurso Artístico”; haverá um atelier de Kirigami (arte do papel cortado) com Marco Taylor, e nas icónicas 24 horas a ler da Maratona de Leitura, é dedicado um momento aos contos de Hans Christian Andersen.
Já no mês de agosto, as atividades previstas dentro desta homenagem “Andersen e Fischer, dois amigos dinamarqueses em Portugal” são dirigidas ao público infantil e integram as atividades do “Verão feito à mão (com poesia no coração)”, através da criação de uma escultura da exposição de Hans Christian Andersen e um atelier de recortes de papel.
Em outubro, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes acolhe nova exposição, desta feita com trabalhos realizados pelos utentes dos lares da “Casa da Poesia” e “Casa dos Mestres”, e alusivos aos contos de Hans Christian Andersen. Novembro traz um “Jantar Literário” com uma ementa exclusivamente dinamarquesa e com leitura dos contos de Hans Christian Andersen e, em dezembro, os alunos da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã apresentam a peça “Espelhos”. Ainda em palco, a Companhia de Teatro A.Com.Te.Ser. irá apresentar a peça “É absolutamente certo”, de Hans Christian Andersen, com data ainda a definir.