De 11 a 17 de maio, a cidade da Covilhã vai acolher a primeira edição da Trama – Semana de Literatura e Design, um evento que promete cruzar a literatura, o design e a tradição local dos lanifícios, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Covilhã.
Integrada na Trienal Internacional de Design, que decorre esta primavera no âmbito da classificação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO na área do Design, a Trama traz à cidade homenagens, conversas, oficinas, exposições, instalações artísticas, uma feira do livro e o concurso municipal de leitura, entre outras propostas.
Entre os convidados destacam-se nomes como Ana Sabino, Afonso Cruz, André Letria, Francisca Camelo, Jorge dos Reis, Tatiana Salem Levy, Inês Fonseca Santos, Rita Redshoes, Mário Augusto e Rodolfo Castro, entre escritores, designers e artistas que vão interligar as duas áreas e enriquecer um programa “ambicioso e plural”, como sublinhou a vereadora da Cultura, Regina Gouveia.
O evento terá também lugar para homenagens a escritores naturais do concelho, como José Marmelo e Silva, que dará nome a uma nova rota literária na freguesia do Paul, além de Lúcio Craveiro da Silva, Melo e Castro, Maria Mello Giraldes e Alçada Baptista.
Um dos momentos marcantes será o lançamento do projeto “O Debuxo conta História”, idealizado por André Letria e desenvolvido com as escolas locais, onde as crianças criam ilustrações que depois inspiram textos de escritores convidados, culminando numa exposição coletiva.
O certame será ainda palco para a assinatura de um protocolo entre a autarquia e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e para a apresentação da próxima edição do Prémio Design do Livro, cuja cerimónia nacional de entrega acontecerá precisamente na Covilhã.
Um programa que aposta na valorização do livro como objeto cultural e artístico e que se propõe contribuir para o sucesso educativo através da ligação entre literatura, design e património local.