Estão abertas, até 30 de junho de 2025, as candidaturas ao apoio financeiro para produtores pecuários de ovinos e caprinos no concelho do Fundão, no âmbito do Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária, implementado pela autarquia.
Este incentivo visa fomentar o pastoreio extensivo em áreas de paisagem protegida e valorizar raças autóctones, como o ovino Merino da Beira Baixa e o caprino Charnequeiro. A medida inclui comparticipações financeiras a fundo perdido destinadas a titulares de explorações agropecuárias em regime extensivo, com o objetivo de reforçar a sustentabilidade do setor, atrair novos produtores e mitigar os custos crescentes de exploração.
Os apoios previstos são de até 15 euros por animal e 0,10 euros por litro de leite produzido. Para usufruir destas comparticipações, os produtores devem comprovar a valorização permanente dos seus efetivos com raças autóctones.
Este regulamento insere-se numa estratégia mais ampla de valorização da fileira do queijo e da biodiversidade local, integrando-se com ações como o protocolo com a Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco, a adesão à Rede Europeia do Queijo (AREQ) e o envolvimento no Programa de Valorização da Fileira do Queijo DOP na Região Centro, promovido pela InovCluster.
As candidaturas decorrem no Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal do Fundão, localizado no Centro Comercial Acrópole, loja 17, nos dias úteis entre as 9h00-12h30 e 14h30-17h00. Mais informações disponíveis em www.cm-fundao.pt ou através do telefone 275 779 060 e do e-mail gadr@cm-fundao.pt.