A mais recente campanha de recolha do Banco Alimentar Contra a Fome, realizada no fim de semana de 31 de maio e 1 de junho nas superfícies comerciais do concelho da Sertã, resultou na angariação de 1.759 kg de alimentos. Este valor, embora inferior ao recorde de 3.037 kg alcançado na campanha de dezembro de 2024, representa um crescimento significativo de 11,1% face à campanha homóloga de maio do ano passado, na qual foram recolhidos 1.583 kg.
A iniciativa contou com o apoio de mais de 50 voluntários, incluindo membros do Banco Local de Voluntariado da Câmara Municipal da Sertã, do Agrupamento 170 do Corpo Nacional de Escutas – Sertã, do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã (CCD), e da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.
Cristina Nunes, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Sertã, destacou o espírito comunitário demonstrado: “A solidariedade demonstrada por todos os que contribuíram, quer com bens alimentares, quer com o seu tempo e dedicação enquanto voluntários, é um exemplo inspirador do que é o verdadeiro espírito comunitário. É com profundo reconhecimento que enaltecemos este gesto nobre, que reflete o melhor da generosidade sertaginense.”
Esta campanha integra uma ação nacional promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome, que ocorre duas vezes por ano e convida os portugueses a partilhar bens alimentares com famílias em situação de carência. A nível nacional, foram recolhidas 1.878 toneladas de alimentos, com o envolvimento de mais de 40 mil voluntários.
A campanha prolonga-se até 8 de junho, através da iniciativa “Ajuda Vale”, que disponibiliza vales de produtos nas lojas aderentes, e também pela plataforma online www.alimentestaideia.pt.
No concelho da Sertã, o programa é dinamizado pela Câmara Municipal da Sertã (através do CCD), pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, e pela Junta de Freguesia do Castelo.



