A antiga Escola Primária de Pedrógão Pequeno, no concelho da Sertã, acolhe a partir do próximo dia 21 de junho uma nova exposição permanente dedicada ao legado da Ordem do Templo na região. Intitulada Estelas Funerárias Templárias da Necrópole Medieval de Pedrógão Pequeno, a mostra destaca peças arqueológicas associadas a uma antiga capela templária que existiu no local, e que testemunham a presença templária no território durante o século XII.
A cerimónia de inauguração contará com a presença do presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, e incluirá uma conferência proferida por Paula Pinto Costa, professora catedrática da Universidade do Porto e uma das principais especialistas portuguesas em ordens militares.
“A exposição resgata um património de grande valor simbólico e histórico, num edifício situado junto ao antigo templo templário”, referiu Carlos Miranda, sublinhando o esforço de requalificação da antiga escola, agora integrada na Casa de Saberes e Sabores, que passou a dispor de condições adequadas para acolher o novo espaço museológico.
A programação do dia 21 de junho inicia-se pelas 15h00 no Hotel da Montanha, com a conferência sobre a Ordem do Templo em Portugal. A partir das 17h00, os participantes serão recebidos na Escola Primária de Pedrógão Pequeno para a inauguração oficial da exposição e visita guiada conduzida pela arqueóloga Filomena Gaspar.
Este novo espaço museológico vem reforçar a presença do concelho da Sertã na Rota dos Templários, à qual o município aderiu recentemente, promovendo a valorização do seu património histórico e cultural associado à mítica ordem medieval.