A edição de 2025 do festival “A Dois Passos do Paraíso” termina no próximo dia 22 de junho, com uma caminhada que convida os participantes a uma “Viagem à Pré-História – A Arte Rupestre no Concelho”, na freguesia de Figueiredo, no concelho da Sertã.
Esta última etapa do ciclo de passeios pedestres será guiada pela arqueóloga Filomena Gaspar e percorre parte do PR5 – Rota dos Pastores e da Lajeira, com início junto à Estação Rupestre da Lajeira e término na Igreja Paroquial do Figueiredo. O percurso tem uma extensão de 7,87 km, com grau de dificuldade moderado e duração prevista de três horas.
O ponto de encontro será às 8h30, na sede da Associação Cultural e Social da Freguesia do Figueiredo, parceira na organização. Dali, os participantes serão transportados até ao início do percurso. Está previsto um reforço alimentar junto às Alminhas e um almoço final na sede da associação.
Durante a caminhada, Filomena Gaspar irá contextualizar as gravuras rupestres encontradas ao longo do trajeto, permitindo um contacto esclarecido com o património arqueológico do território.
A participação está limitada a 150 pessoas e requer inscrição obrigatória até ao dia 19 de junho, através do formulário disponível no site da Câmara Municipal da Sertã. A inscrição tem o custo de 10 euros (5 euros para crianças dos 6 aos 10 anos e gratuita até aos 5 anos), e inclui seguro, reforço alimentar e almoço.
O festival “A Dois Passos do Paraíso” decorreu entre março e junho, com duas caminhadas mensais por trilhos do concelho, promovendo o património natural, cultural e histórico da Sertã, com grande adesão por parte da comunidade.