Foram anunciados os vencedores da 5.ª edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, numa edição que contou com um número recorde de participações: 44 trabalhos oriundos de Bibliotecas Escolares de todo o país — 31 na categoria A (dos 12 aos 15 anos) e 13 na categoria B (a partir dos 16 anos).
O concurso é promovido pela Câmara Municipal da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, em parceria com a empresa Palser. Segundo o júri, “a qualidade das leituras apresentadas continua a crescer de ano para ano”, havendo este ano “diferenças muito pouco significativas entre os trabalhos”.
Na categoria A, o primeiro lugar foi atribuído à Biblioteca Escolar do Externato Liceal das Casas de São Vicente de Paulo (Lisboa), que receberá mil euros para aquisição de livros ou promoção da leitura. Em segundo lugar ficou a Biblioteca Escolar conVida, da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes (Abrantes), com um prémio de 200 euros em livros. A Biblioteca Escolar Avelar Brotero, da Escola Básica Avelar Brotero (Odivelas), arrecadou o terceiro prémio, no valor de 50 euros.
Já na categoria B, venceu a Biblioteca Escolar da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã), também premiada com mil euros. A Biblioteca Escolar Fernando Namora, da Escola Secundária Fernando Namora (Condeixa), conquistou o segundo lugar (200 euros), e a Mediateca da Escola Secundária Manuel da Fonseca (Santiago do Cacém) ficou em terceiro (50 euros).
Foram ainda atribuídas Menções Honrosas à Biblioteca Escolar Joaquim de Araújo (Escola Secundária Joaquim de Araújo, Penafiel), na categoria A, e à Biblioteca Escolar Professora Maria Luísa Barros (Escola Secundária José Saramago, Mafra), na categoria B.
Todos os alunos envolvidos nos trabalhos premiados recebem um voucher de 40 euros em livros e poderão participar, de forma gratuita, numa formação de leitura em voz alta orientada por Rodolfo Castro, marcada para dia 3 de julho, às 16h, durante o Festival Literário Maratona de Leitura.
A cerimónia de entrega de prémios terá lugar nesse mesmo dia, no Cineteatro Tasso, na Sertã, às 21h, aquando da abertura oficial da 13.ª edição da Maratona de Leitura.