O Município do Sabugal está a implementar um novo sistema de recolha seletiva de biorresíduos, destinado exclusivamente aos residentes na cidade do Sabugal. Esta iniciativa insere-se na estratégia Sabugal + Verde, promovendo práticas sustentáveis e amigas do ambiente.
Para facilitar o processo de separação e transporte dos resíduos alimentares domésticos, os moradores podem solicitar gratuitamente um balde castanho de 7 litros, sujeito à disponibilidade de stock. A atribuição do balde está condicionada ao preenchimento do formulário disponível no site do município:
Formulário de pedido do balde castanho
O balde serve para a deposição de restos de preparação e confeção de refeições, alimentos crus ou cozinhados, cascas, pão, borras de café e filtros, guardanapos de papel sujos, entre outros. Não devem ser colocados têxteis, óleos, plásticos, vidro ou outros resíduos não orgânicos.
Com esta medida, o Sabugal dá mais um passo na promoção da valorização dos resíduos orgânicos e no cumprimento das metas ambientais definidas para os municípios portugueses.