O Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR) reforçou as suas ações no terreno no âmbito da operação “Floresta Segura”, intensificando a vigilância e apelando à responsabilidade de todos na prevenção de incêndios rurais.
Numa publicação recente, a GNR destacou que os seus militares estão a percorrer serras, caminhos florestais e outras zonas consideradas de risco, através de patrulhamentos diários e ações de sensibilização. O objetivo é prevenir ocorrências numa altura do ano particularmente crítica.
Nesse sentido, as autoridades recordam à população um conjunto de comportamentos cruciais a adotar. É sublinhada a importância de realizar uma correta gestão de combustível, criando uma faixa de proteção limpa à volta de casas e outras edificações. A GNR alerta ainda para os perigos de trabalhar com ferramentas ou máquinas agrícolas em dias de calor, recomendando que se evite o contacto destas com pedras para não gerar faíscas.
As autoridades reiteram a proibição total de fazer fogo ou lançar foguetes e fogo-de-artifício em espaços rurais. Num apelo final, a GNR pede que se evitem todos os comportamentos de risco e que, em caso de avistamento de um foco de incêndio, o contacto seja feito de imediato para o número de emergência 112.
Foto – GNR – Comando Territorial de Castelo Branco