FIADA Regressa à Covilhã com Edição Recorde e Programação Reforçada

A quarta edição da FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e outras Artes promete transformar o Jardim das Artes, na Covilhã, num epicentro de criatividade entre os dias 4 e 7 de setembro. O evento, que se afirma como uma referência na promoção do artesanato, registou este ano um número recorde de 142 candidaturas, das quais foram selecionados 40 expositores por um júri especializado.

Com organização do Município da Covilhã em parceria com um vasto leque de entidades locais e nacionais, a FIADA mantém o seu objetivo de divulgar o trabalho dos artesãos e sublinhar a importância do design na inovação e comercialização dos produtos. Aos artesãos juntam-se expositores institucionais e diversos espaços de gastronomia, criando um ambiente dinâmico e completo para os visitantes.

Durante a apresentação do evento, a Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, destacou o crescimento da feira e a sua visão estratégica. “Não queremos que a FIADA seja apenas exposição e/ou venda. Queremos cumprir uma missão fundamental que tem que ver com a capacitação dos artesãos em diferentes áreas”, afirmou, ligando esta ambição ao plano de ação da Covilhã enquanto Cidade Criativa da UNESCO na área do Design. A sustentabilidade e a inovação são, por isso, pilares centrais do evento.

Este ano, a feira reforça a aposta no cruzamento entre diferentes projetos e artes, procurando ser um verdadeiro “lugar de encontro e de encontros”, nas palavras da vereadora. A dimensão internacional está garantida com a presença de Bilbau, que partilha com a Covilhã o estatuto de Cidade Criativa da UNESCO.

O programa cultural é um dos grandes atrativos, com animação diária e concertos todas as noites. No dia 4, após a abertura com Maria Branco e Henrique Tavares, atuam os “Noura”. No dia 5, a artista Raquel Maria sobe ao palco. O sábado, dia 6, será animado pelos “Bandidos do Cante”.

O último dia, 7 de setembro, está reservado para a entrega dos prémios FIADA 2025 nas categorias de “Inovação pelo Design” e “Identidade Covilhã”, culminando com um concerto do grupo “Tresmoças” e uma performance multimédia de encerramento.

0