O município da Guarda está em Luto Municipal durante três dias, decretado esta segunda-feira, em homenagem a Carlos Dâmaso, antigo autarca da freguesia de Vila Franca do Deão, que faleceu de forma trágica enquanto combatia um incêndio que ameaçava a sua localidade.
Num comunicado emitido hoje, 18 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, expressou o seu “profundo pesar e enorme consternação” pela morte do ex-autarca. Carlos Dâmaso é descrito como tendo partido “de forma heróica”, defendendo “até ao último instante, a freguesia que sempre serviu com dedicação e espírito de missão, e a região que tanto amava”.
O despacho do autarca determina que o Luto Municipal decorrerá nos dias 18, 19 e 20 de agosto, período durante o qual a bandeira do Município será colocada a meia-haste nos edifícios municipais. A medida visa “enaltecer a dedicação e a bravura daquele que deu a sua vida para proteger a nossa”.
A autarquia recorda Carlos Dâmaso como um homem cuja vida “foi marcada pela entrega aos outros, pelo exemplo de cidadania e pelo amor à sua comunidade”, deixando um “legado de coragem, altruísmo e solidariedade”.
Neste momento de dor, a Câmara Municipal da Guarda, interpretando o sentimento de todos os Guardenses, endereçou à família, amigos e à população de Vila Franca do Deão “as mais sentidas condolências”, lamentando uma perda irreparável e expressando o seu “eterno agradecimento” e reconhecimento ao antigo autarca.
