Cinco Feridos em Combate a Incêndio no Sabugal, um em Estado Muito Grave com Queimaduras em 90% do Corpo

Cinco operacionais da AFOCELCA ficaram feridos, um deles com gravidade, na tarde desta terça-feira, durante o combate ao incêndio que lavra no concelho do Sabugal. A vítima em estado mais crítico, um homem com queimaduras em 90% do corpo, foi evacuada de helicóptero para o Hospital de São João, no Porto.

A informação foi confirmada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O alerta para o incidente foi dado por volta das 17h20. Os feridos pertencem à AFOCELCA, uma força de proteção florestal que se dedica ao combate a incêndios rurais.

Para o local foram mobilizadas duas equipas do INEM. O ferido em estado muito grave foi estabilizado no local pelas equipas de emergência e posteriormente transportado na aeronave do Instituto Nacional de Emergência Médica. Os outros quatro feridos foram assistidos no teatro de operações.

Este grave incidente vem sublinhar a perigosidade e a extrema dificuldade das operações de combate ao incêndio no Sabugal, que tem fustigado o concelho há vários dias, exigindo um esforço contínuo e arriscado por parte de todos os agentes no terreno.

Imagem ilustrativa

0