Perante a exaustão dos bombeiros que combatem sem tréguas os incêndios que assolam a região, um conjunto de associações e movimentos cívicos lançou um apelo urgente à população para a doação de bens essenciais. A iniciativa visa reabastecer as equipas no terreno, cujos recursos se estão a revelar insuficientes face à intensidade e duração dos fogos.
“A realidade é dura: falta água, faltam alimentos, faltam recursos básicos para que eles possam continuar a combater”, pode ler-se no apelo partilhado nas redes sociais. Os organizadores sublinham que, apesar de todos os esforços e da generosidade já demonstrada, os bens angariados não são suficientes para as necessidades contínuas dos operacionais que se encontram “exaustos, mas de pé, a lutar por todos nós”.
A lista de bens essenciais inclui produtos de fácil consumo e que ajudam a repor energias e a tratar de pequenas lesões, nomeadamente:
- Barras energéticas
- Sumos naturais e bebidas isotónicas
- Águas de 0,33 ou 0,5 litros
- Pacotes de fruta para beber (“frutinhas de bebé”)
- Comida enlatada
- Creme Biafine, compressas e soro fisiológico em unidoses
Para facilitar a logística, a entrega dos bens pode ser coordenada diretamente através do contacto telefónico 934 892 578. A organização pede que, caso a chamada não seja atendida, seja enviada uma mensagem.
Além da doação de bens, foi disponibilizada a possibilidade de enviar donativos monetários através de MB WAY, utilizando o mesmo número: 934 892 578.
A campanha está a ser dinamizada por um vasto grupo de entidades locais, incluindo Muve-te, Pegadas por Belmonte, Belmonte Runners, Trail Team Vila de Mouros, Associação Desportiva de Manteigas, AD Fundão Trail e a Rádio Caria, que se uniram para garantir que nada falte aos bombeiros na linha da frente.