Um esquilo-vermelho foi resgatado ontem, dia 21 de agosto, por militares do Serviço de Proteção e do Ambiente (SEPNA) da GNR da Covilhã, após ter sido encontrado ferido numa área afetada por um incêndio florestal.
O animal foi detetado durante uma ação de patrulhamento na freguesia de Tortosendo, no concelho da Covilhã. Os elementos do SEPNA aperceberam-se da presença do esquilo ferido e procederam de imediato ao seu resgate, retirando-o da zona de perigo.
Após a operação de recolha, o esquilo foi cuidadosamente transportado para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Castelo Branco. Na instituição, o animal receberá o tratamento necessário para a sua recuperação, com o objetivo de ser posteriormente devolvido ao seu habitat natural em plenas condições.
A Guarda Nacional Republicana reforça que, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção animal e apela à população que denuncie quaisquer situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território, através do número 808 200 520.