“Díptico Sonoro” leva música e eco-feminismo a Carvalhal Formoso

Uma proposta de arte e música com foco no eco-feminismo e nas narrativas de cuidado vai transformar a aldeia de Carvalhal Formoso, no concelho de Belmonte, na próxima sexta-feira, 29 de agosto. O evento, intitulado “Díptico Sonoro”, apresentará dois concertos em locais emblemáticos da freguesia.

A noite cultural terá início às 20h30 na Rua da Fonte, com a apresentação do álbum “M” de Marta Garcia. O espetáculo, que se estenderá até às 02h, é descrito como uma adaptação audiovisual “site-specific” dedicada à água, ao banho santo e aos processos de cura e sanação do feminino. A performance assinala uma imersão nas temáticas da mãe, da mulher e da memória.

Pelas 21h30, as atenções viram-se para a Rua do Sobral, “no lugar onde se malhava o milho”, para a Parte 01 do díptico: “Concerto para uma Laje”. O duo Lavoisier atuará a convite do Município de Belmonte, trazendo a sua sonoridade a este espaço de forte carga histórica e comunitária.

O “Díptico Sonoro” insere-se numa curadoria mais vasta sob o mote “eu, tu, o outro, o ar entre nós e tudo o que um dia foi”, que envolve diversas entidades e personalidades locais. O projeto explora conceitos como a arte transpública, o contra-patriarcado e as narrativas de cuidado, contando com o apoio do Município de Belmonte e da Direção-Geral das Artes.

0