Onze Empresas da Beira Baixa Recebem Quase Um Milhão de Euros em Apoios ao Investimento

Onze empresas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa viram as suas candidaturas aprovadas ao Sistema de Incentivos de Base Territorial (SIBT), garantindo um cofinanciamento de 987.293 euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A cerimónia de apresentação dos projetos decorreu no passado dia 4 de setembro, na Câmara Municipal da Sertã.

Este sistema de incentivos, integrado no programa Beira Baixa 2030, destina-se a apoiar investimentos de pequena dimensão para a criação de micro e pequenas empresas, bem como para a expansão ou modernização da sua atividade. O objetivo é contribuir para a manutenção do emprego e para o reforço da resiliência das economias locais.

Presidida por João Lobo, Presidente do Conselho Intermunicipal da Beira Baixa, a cerimónia serviu para a entrega formal dos Termos de Aceitação às empresas contempladas. O autarca sublinhou a importância destes apoios para “alavancar a ação empreendedora da região”, assim como para a criação de novos postos de trabalho e o reforço dos já existentes.

Os projetos aprovados distribuem-se por seis concelhos: cinco em Castelo Branco, dois na Sertã e um em Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Com valores de apoio que variam entre os 23.591 e os 149.961 euros, a conclusão dos respetivos investimentos está prevista para o final de 2026.

A sessão incluiu ainda uma apresentação de Pedro Dias, da CIMBB, focada nos “Problemas mais comuns na Gestão de Projetos”, de modo a elucidar os empresários sobre as melhores práticas para o desenvolvimento e agilização das suas candidaturas.

0