CCDR Centro lança concurso para estudantes do ensino superior combaterem o idadismo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) lança esta terça-feira, 7 de outubro, data em que se assinala o Dia da Consciencialização do Idadismo, o “Concurso Regional Idadismo Zero”. A iniciativa desafia os alunos do ensino superior da Região Centro a apresentarem ideias e projetos para combater a discriminação baseada na idade.

O concurso tem como principal objetivo estimular a reflexão sobre o idadismo e promover uma cultura de respeito e de solidariedade intergeracional para com as pessoas mais velhas. A CCDR Centro pretende, com esta ação, valorizar e reconhecer iniciativas que contribuam para a promoção do envelhecimento ativo e saudável, removendo barreiras e injustiças causadas por preconceitos etários.

Destinado a todos os alunos do ensino superior público e privado da região, o concurso aceita candidaturas individuais ou em equipas de até três estudantes, que deverão ser supervisionadas por um professor. As propostas podem ser de qualquer área de ensino e apresentadas em qualquer formato.

O período de candidaturas decorre de 7 de outubro a 15 de dezembro de 2025. A equipa vencedora receberá um prémio monetário de 750 euros, sendo também atribuídos 250 euros ao professor responsável. Para além do prémio, o projeto vencedor poderá ser desenvolvido e implementado pela CCDR Centro como uma boa prática regional no combate ao idadismo.

Mais informações e o regulamento do concurso podem ser consultados no portal da iniciativa.

0