GNR intensifica fiscalização ao uso do telemóvel ao volante

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, em todo o território continental, a “Operação ROADPOL – Telemóvel”, que decorre até ao próximo dia 12 de outubro. A iniciativa visa fiscalizar e sensibilizar os condutores para os perigos associados ao uso de telemóveis e auscultadores durante a condução.

As ações de fiscalização estão a ser intensificadas nas vias consideradas mais críticas, onde habitualmente se verifica um maior índice de sinistralidade e um maior número de infrações relacionadas com este tipo de distração. A operação, enquadrada no plano de fiscalização da ROADPOL (Rede Europeia de Polícias de Trânsito), tem como principal objetivo combater a condução distraída, uma das principais causas de acidentes rodoviários.

A GNR apela à responsabilidade dos condutores e relembra que o manuseamento do telemóvel ao volante aumenta exponencialmente o risco de acidente, aconselhando a que se abstenham de o utilizar. A segurança, reforça a GNR, deve estar sempre em primeiro lugar.

0