O Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, tem patente ao público a exposição “Casa das Novidades”, uma mostra que combina peças inéditas do próprio centro com novas aquisições da Coleção Caixa Geral de Depósitos. A exibição pode ser visitada até ao próximo dia 7 de dezembro.
Coorganizada pela Culturgest e pelo Centro Cultural Raiano, a exposição é o culminar de uma residência artística das criadoras Adriana João e Inês Mendes Leal, que contaram com a curadoria de João Francisco Reis. O projeto artístico foi desenvolvido em estreita colaboração com as Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, reforçando a ligação da mostra à identidade local.
Esta iniciativa insere-se no ciclo “Desconcentrar”, um projeto que promove a criação artística em territórios de baixa densidade. Idanha-a-Nova é a segunda de quatro etapas, num percurso que já passou pelo Caramulo e que seguirá para Abrantes e Guarda.
A exposição está aberta de terça-feira a domingo, entre as 9h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00. As visitas podem ser livres ou guiadas, mediante marcação prévia.
A programação paralela inclui dois eventos especiais: a 28 de novembro, pelas 20h30, realiza-se uma visita-concerto com o curador e as artistas, integrada no festival Fora do Lugar. Já o encerramento da exposição está agendado para o dia 6 de dezembro, às 15h00.
Foto – Município de Idanha a Nova
