Projeto Radar Social reforça a coesão e o desenvolvimento comunitário em Penamacor

O Município de Penamacor implementou o projeto “Radar Social”, uma iniciativa que visa reforçar a coesão e o desenvolvimento comunitário através da identificação e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Este projeto piloto de intervenção comunitária recorre a um sistema integrado de georreferenciação. O objetivo é permitir a deteção de casos de vulnerabilidade social, pobreza, exclusão ou discriminação, garantindo respostas sociais mais rápidas e eficazes.

O “Radar Social” procura também otimizar os recursos existentes e reforçar a articulação entre as diversas entidades que compõem a Rede Social local. Desta forma, assegura-se que cada situação sinalizada é devidamente encaminhada para os serviços competentes.

A autarquia lança um apelo à participação de todos os cidadãos, sublinhando que “Cada gesto conta”. Os munícipes que tenham conhecimento de pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade são incentivados a sinalizar o caso.

A Ficha de Sinalização e mais informações sobre o projeto estão disponíveis no portal do Município de Penamacor, através do endereço www.cm-penamacor.pt/p/radarsocial. A iniciativa é financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com fundos da União Europeia.

0