Monsanto recebe Encontros MED 2025 dedicados ao adufe e à música mediterrânica

O adufe e o património musical Mediterrâneo e Medieval estarão em destaque nos ENCONTROS MED 2025, um evento que decorre de 7 a 9 de novembro na Aldeia Histórica de Monsanto, em Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO.

A iniciativa, promovida pelo ENSEMBLE MED, propõe um encontro entre artistas, formadores, participantes e a comunidade local, através de ateliers, apresentações públicas e uma palestra.

Para a edição de 2025, a organização convidou Waed Bouhassoun, considerada uma embaixadora da tradição da música síria e da música clássica árabe, que virá acompanhada por Neşet Kutas (Turquia/França). Waed Bouhassoun conduzirá uma oficina sobre um cântico do Leste da Síria, “Al-Maya ‘Al-Maya”, na abertura do encontro, no dia 7 de novembro, pelas 18h00. Neşet Kutas, por sua vez, dinamizará uma oficina sobre “Ritmos da Turquia e Grécia”.

Os dois artistas internacionais apresentarão um concerto conjunto, intitulado “La Joie de la Vie, Un air méditerranéen”, no dia 9 de novembro, às 21h00, na Igreja Matriz de Monsanto.

A tradição local será fortemente representada por Amélia Fonseca, coordenadora das Adufeiras de Monsanto, e por Rui Silva, investigador artístico sobre o adufe. Ambos irão estrear o “1º Ensemble de Adufes (Intermédio/Avançado) II”.

O programa cultural inclui ainda, no dia 8 de novembro, às 18h00, uma palestra com o Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira. A apresentação focará as cantigas d’amor do rei Dom Dinis e a sua relação com a oralidade tradicional da área de Monsanto, assinalando os 700 anos sobre a morte do monarca.

Este ano, o evento destaca-se também pela parceria com o “Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival”, um festival de cinema dedicado a mulheres da bacia do Mediterrâneo, que contará com a presença da codiretora Sara David Lopes.

Os Encontros Med têm o apoio da Direção-Geral das Artes e estão integrados no Programa Geografia Criativa Festival da Paisagem, um projeto promovido pelo Geopark Naturtejo, com coorganização do Município de Idanha-a-Nova e apoio da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e da Antena2.

0