A 13.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme” está marcada para o próximo dia 5 de novembro, às 11h05. A iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), visa alertar a população para a importância de comportamentos simples que podem salvar vidas em caso de sismo.
O exercício, que coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, tem a duração de um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos essenciais: Baixar, Proteger e Aguardar.
Em Castelo Branco, a ação principal será promovida pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil. A iniciativa decorrerá no Cineteatro Avenida e contará com a participação de cerca de 700 crianças do 1º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas Nuno Álvares, Amato Lusitano e Afonso Paiva, e ainda do Centro Social Padres Redentoristas.
Durante esta ação, serão promovidas sessões de sensibilização e, após o exercício, será realizada a evacuação do edifício para o ponto de encontro designado.
Paralelamente, durante toda a manhã de 5 de novembro, estará patente uma exposição estática de recursos e capacidades das várias entidades na zona da Devesa, junto ao antigo Quartel de Cavalaria. Esta exposição poderá ser visitada pela comunidade escolar e pela população em geral.