Uma embarcação de pesca naufragou na manhã desta terça-feira ao largo de Aveiro, provocando a morte de um dos tripulantes e o desaparecimento de outros quatro. A bordo seguiam sete pescadores de nacionalidade indonésia. Três foram resgatados com vida, embora uma das vítimas tenha acabado por morrer após ser encontrada em paragem cardiorrespiratória.
Segundo a Marinha Portuguesa, o alerta foi recebido às 07h50 pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), através do sinal de emergência emitido pela Emergency Position Indicator Radio Beacon (EPIRB) da embarcação. O navio encontrava-se a mais de 200 milhas náuticas de Aveiro, cerca de 370 quilómetros, quando terá sofrido uma entrada de água.
Uma embarcação de pesca que navegava nas imediações deslocou-se de imediato para o local e conseguiu resgatar três tripulantes, que se encontravam numa balsa salva-vidas. Um deles estava em paragem cardiorrespiratória, tendo sido assistido, mas acabou por não resistir.
As operações de busca e salvamento estão a ser coordenadas pela Marinha Portuguesa, com o empenhamento do navio NRP Figueira da Foz e de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa. As buscas prosseguem para localizar os quatro tripulantes ainda desaparecidos.
A situação mantém-se em atualização.