O concelho da Sertã voltou a celebrar, na semana do Dia de Reis, a tradicional prática de cantar as Janeiras, mantendo viva esta tradição secular.
No Dia de Reis, 6 de janeiro, a Associação de Pais, Professores e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) da Zona do Pinhal fez a sua estreia no Edifício dos Paços do Concelho da Sertã. Acompanhados por Ana Nunes, diretora da instituição, e Vera Farinha, animadora sociocultural, os participantes interpretaram uma versão animada do tema “Natal dos Simples”, de José Afonso. O grupo foi recebido por Ana Margarida Alves, vereadora da Ação Social, e por Jorge Farinha e Samuel Xavier, respetivamente Adjunto e Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara, que elogiaram a alegria e a energia transmitidas durante a atuação.
No dia 8 de janeiro, foi a vez da Tuna da Academia Sénior da Sertã animar a escadaria principal da Câmara Municipal. Sob a direção da professora Sílvia Sousa, os elementos da Tuna encheram o espaço de boa disposição, com o Presidente da Câmara, Carlos Miranda, a agradecer a presença do grupo e a desejar a todos um Ano Novo cheio de saúde, amor e união.
A tradição continuou no dia 9 de janeiro, com mais de uma centena de crianças do Jardim de Infância a cantarem as Janeiras na Escola Secundária da Sertã. Recebidas por Jorge Farinha, Adjunto do Presidente da Câmara, e Carlos Renato, Adjunto Diretor do Agrupamento de Escolas, as crianças, muitas delas com coroas na cabeça, contribuíram para manter viva esta prática que atravessa gerações.




