O Exército Português informou que manteve e reforçou o seu empenhamento no terreno, no dia 2 de fevereiro, no âmbito do apoio às autoridades civis e em coordenação com as entidades competentes.
De acordo com a nota, o dispositivo esteve distribuído por quatro distritos e 13 municípios, assegurando ações de remoção de escombros, limpeza e desobstrução de vias, apoio de engenharia, reforço de comunicações, apoio energético e de iluminação, bem como operações de busca, salvamento e evacuação, com equipas e botes pré posicionados. Foi ainda garantido apoio logístico e de alojamento, mantendo se meios em prontidão para resposta imediata a novas ocorrências.
No balanço global referente a 2 de fevereiro, o Exército indica o empenhamento de 1.005 militares e 152 viaturas, entre 79 viaturas ligeiras e 73 viaturas pesadas. Foram também mobilizadas 9 máquinas de engenharia, 14 geradores, 18 motosserras, 5 módulos Starlink e um módulo de comunicações.
No distrito de Santarém, as ações abrangeram Tomar, Ferreira do Zêzere, Ourém, Constância, Vila Nova da Barquinha e Abrantes. Em Leiria, o apoio foi prestado nos municípios de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere. Em Coimbra, manteve se um dispositivo pré posicionado com equipas e botes para busca, salvamento e evacuação, além de apoio sanitário com Posto Médico Avançado. No distrito de Castelo Branco, foi projetado reforço para a Sertã com forças de intervenção, engenharia e módulo de energia e iluminação.
O Exército Português refere que continuará a acompanhar a evolução da situação, mantendo o dispositivo no terreno e em prontidão, em estreita coordenação com as entidades competentes.
Imagem ilustrativa
