O Município da Sertã disponibilizou um atendimento centralizado para apoiar a população na sequência da tempestade Kristin, permitindo o reporte de diversas ocorrências e o encaminhamento de pedidos de apoio.
O atendimento decorre no Balcão de Atendimento Único da Câmara Municipal da Sertã e é assegurado por uma equipa multidisciplinar, responsável por encaminhar situações relacionadas com ação social, colocação de plásticos e lonas em coberturas, vias obstruídas, ruturas de água, falhas de energia e por prestar informações sobre os apoios do Estado. O serviço funciona presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h30, estando também disponível através do contacto telefónico 274 600 300 e do endereço eletrónico geral@cm-serta.pt.
Relativamente à necessidade de lonas ou plásticos, bem como da sua aplicação em habitações, a autarquia apela para que os munícipes contactem ou se desloquem à Câmara Municipal, fornecendo, sempre que possível, informação detalhada sobre a área a intervencionar, localização exata e materiais necessários, de forma a agilizar a resolução das situações.
No mesmo espaço podem ainda ser reportadas ocorrências relacionadas com vias obstruídas, ruturas de água e falhas de energia, devendo estas comunicações ser acompanhadas de informação precisa, como a localização, preferencialmente com coordenadas, e fotografias do local.
No âmbito da ação social, é igualmente possível sinalizar casos que necessitem de apoio. Mantém-se, em permanência, o atendimento social na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, com uma técnica dedicada — assistente social ou psicóloga — para receção de pedidos de apoio social e prestação de apoio psicológico.
O Município informa ainda que, à medida que o Governo central divulgue as modalidades de acesso aos apoios disponíveis, essa informação será comunicada à população. Já se encontram publicadas as resoluções do Conselho de Ministros n.º 17-A/2026, que fixa o regime de apoios financeiros na sequência da declaração de situação de calamidade, n.º 17-B/2026, que cria linhas de crédito para apoio à reconstrução das zonas afetadas pela tempestade Kristin, e n.º 17-C/2026, que cria a Estrutura de Missão “Reconstrução da região Centro do País”.