O Conselho Local de Ação Social de Penamacor reuniu na segunda feira, dia 9 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Da ordem de trabalhos constou a apreciação e aprovação das metas do Plano de Ação do projeto Radar Social e a apresentação do projeto Laço Seguro.
O Radar Social é um projeto piloto que visa implementar um sistema integrado de georreferenciação social e capacitar os territórios para ativação de respostas e otimização de recursos, em articulação com a Rede Social. O objetivo passa por garantir que os casos sinalizados são devidamente encaminhados para os serviços competentes.
O projeto resulta de uma candidatura do Município de Penamacor à medida RE C03 i01 Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência.
Já o projeto Laço Seguro apresenta se como resposta ao envelhecimento nas zonas rurais, promovendo um estilo de vida adequado, práticas de partilha e intergeracionalidade e a introdução da digitalização, com o objetivo de melhorar a saúde e o bem estar das pessoas mais velhas e reforçar os serviços de apoio e cuidado.
Destinado a IPSS de Penamacor que trabalham o envelhecimento ativo e a participação comunitária, o projeto foi apresentado na reunião do CLASP, estando o Município a avaliar a intenção de avançar com candidatura para o implementar no concelho.
Foto – CM Penamacor
