Valhelhas recupera tradição da Procissão de São Martinho após interregno de 30 anos

A freguesia de Valhelhas prepara-se para retomar, no próximo sábado, dia 22 de novembro, a antiga tradição da Procissão de São Martinho. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Associação Artística de Valhelhas (AAVAL) e o Teatro Municipal da Guarda, recuperando um evento que não se realizava há três décadas.

O programa festivo tem início marcado para as 16h00, com uma arruada animada pelo Grupo de Concertinas Clave de Sol e pelo Grupo de Percussão de Valhelhas. A concentração para o momento central da festa acontece às 17h00 na antiga taberna do Ti Aristides, atual Soadro do Zêzere.

A procissão sai para a rua às 18h00, percorrendo a aldeia entre carpideiras e almieiras com o objetivo de abençoar a próxima colheita. A recriação baseia-se numa recolha etnográfica deste património imaterial e promete momentos de sátira, ironia e anedotas.

Os festejos encerram a partir das 19h30 com a Queima do São Martinho, acompanhada por um magusto, jantar e a tradicional jeropiga para aquecer o convívio comunitário.

0