Portugal vai assistir, na quarta-feira, 12 de agosto de 2026, a um eclipse total do Sol, um fenómeno raro que deverá ter a sua faixa de totalidade no Nordeste Transmontano, com observação parcial no resto do território.
Um eclipse total acontece quando a Lua se coloca exatamente entre a Terra e o Sol, ocultando por completo o disco solar durante alguns instantes. No ponto de máxima totalidade em Portugal, o escurecimento será breve, na ordem de dezenas de segundos, mas com um impacto visual muito significativo. A faixa de observação total deste eclipse atravessa também outras regiões do globo, incluindo áreas do Ártico e da Europa.
As celebrações e ações de divulgação associadas ao eclipse decorrem ao longo de 2026. No sábado, 7 de fevereiro de 2026, está previsto um evento no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, dedicado à ciência dos eclipses e à observação segura. Na quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, será apresentado o programa nacional de celebrações no Centro Ciência Viva de Bragança. Já entre sexta-feira, 31 de julho, e domingo, 2 de agosto de 2026, astrónomos profissionais e amadores vão estar em vários pontos do país a promover iniciativas de informação e de observação, numa edição que assinala também os 30 anos do projeto “Astronomia na Praia”.
A organização é assegurada, a nível nacional, por entidades como a Ciência Viva, a Sociedade Portuguesa de Astronomia e a Agência Espacial Portuguesa, entre outras, com coordenação local em Bragança pelo Centro Ciência Viva e pela Câmara Municipal, com o objetivo de reforçar a divulgação científica e valorizar o território.
