Portugal continental, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão esta sexta-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à agitação marítima, no âmbito da passagem da depressão Leonardo.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o aviso laranja para a costa norte da Madeira e Porto Santo mantém-se até às 15h00 desta sexta-feira. Já nos distritos de Viana do Castelo, Porto e Beja, o alerta prolonga-se até ao meio-dia de sábado.
Nos distritos de Aveiro, Leiria e Coimbra, o aviso estará em vigor até às 06h00 de domingo, enquanto em Lisboa, Setúbal, Beja e Faro a previsão aponta para a manutenção do alerta até às 09h00.
Também sob aviso laranja, mas devido à queda de neve, encontram-se os distritos de Castelo Branco e Guarda, com o alerta ativo até à meia-noite de domingo.
O IPMA explica que o aviso laranja é emitido sempre que existe uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.
Portugal continua a ser afetado pela passagem da depressão Leonardo, que tem provocado chuva persistente e por vezes forte em várias regiões do país. Desde a semana passada, a passagem das depressões Kristin e Leonardo causou a morte de 12 pessoas, além de centenas de feridos e desalojados.
Entre as principais consequências do mau tempo contam-se a destruição total ou parcial de habitações, empresas e equipamentos, a queda de árvores e estruturas, o encerramento de estradas, escolas e serviços de transporte, bem como cortes no fornecimento de energia, água e comunicações.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são apontadas como as mais afetadas. Perante a gravidade da situação, o Governo decretou situação de calamidade até domingo em 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.