ULS da Cova da Beira introduz tecnologia laser em cirurgia geral

O Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira começou recentemente a utilizar tecnologia laser no tratamento do sinus pilonidal sacrococcígeo, das fístulas perianais e da doença hemorroidária, sempre que exista indicação clínica para esta abordagem minimamente invasiva.

Segundo a ULS da Cova da Beira, após cerca de um mês de implementação, os primeiros resultados são considerados encorajadores, com menor morbilidade associada aos procedimentos, redução do impacto no pós operatório, diminuição do tempo de internamento e um regresso mais rápido dos doentes às suas atividades diárias.

Apesar de se tratar de uma fase inicial, a experiência clínica já obtida aponta para elevadas taxas de sucesso terapêutico, reforçando a aposta do serviço na inovação e modernização das práticas cirúrgicas, bem como na melhoria da qualidade, segurança e eficiência dos cuidados prestados.

A instituição adianta ainda que está prevista a introdução desta tecnologia laser no tratamento da doença venosa crónica dos membros inferiores, nomeadamente varizes, alargando o conjunto de respostas terapêuticas disponibilizadas à população.

Foto – ULS Cova da Beira

0