Renovado Teatro Clube de Penamacor inaugurado em dia de forte investimento no concelho

O histórico Teatro Clube de Penamacor foi formalmente inaugurado na passada quinta-feira, 17 de julho, devolvendo ao concelho um equipamento cultural de grande valor patrimonial. A cerimónia, que contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, culminou um dia em que foram inauguradas cinco empreitadas, num investimento global superior a cinco milhões de euros.

Encerrado há décadas, o edifício de 1912, um raro exemplo de sala de espetáculos à italiana no interior do país, foi alvo de uma reabilitação superior a 2,5 milhões de euros. O financiamento foi assegurado pelo Plano de Regeneração Urbana de Penamacor e pelo Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU). A intervenção preservou a traça original, incluindo os camarotes e a galeria. A reabertura foi celebrada com o espetáculo de tributo “A kind of Queen” e atuações da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, perante uma multidão de populares.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, sublinhou a importância do momento. “Devolvemos este espaço cultural e esta fabulosa casa de espetáculos ao povo”, afirmou o autarca. Explicou que o conjunto de obras inauguradas “vai de encontro à estratégia de criar uma centralidade do concelho na Vila de Penamacor”.

António Luís Beites Soares destacou ainda a visão de futuro para o município, mencionando a ampliação da Zona Industrial, a forte aposta na habitação com a construção de novas moradias e a requalificação de edifícios degradados, e o investimento no turismo, nomeadamente através da cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata. O edil partilhou dados animadores, revelando que “foi invertido, em 2023, pela primeira vez em 50 anos, o decréscimo populacional no concelho”. Segundo o autarca, este crescimento, visível também no aumento do número de alunos, deve-se ao “reforço claro dos apoios educativos, sociais e na área da saúde”, que gerou uma “dinâmica imobiliária brutal no concelho”.

Outras inaugurações reforçam centralidade da vila

A reabertura do Teatro Clube foi o ponto alto de uma tarde que incluiu a inauguração de outras obras estruturantes:

  • Antigo Quartel da GNR: Com um investimento de cerca de 500 mil euros, o espaço foi reconvertido num albergue para grupos de jovens, que acolherá provisoriamente o posto da GNR enquanto se aguarda a reabilitação das suas instalações.
  • Requalificações Urbanas: As zonas Norte e Este da vila foram alvo de intervenções que ultrapassaram 1,5 milhões de euros, suportadas por fundos próprios do município. As obras visaram a melhoria da sustentabilidade das infraestruturas e a renovação da imagem urbana.
  • Parque de Manutenção e Infantil: Um novo espaço de lazer, com um custo de 200 mil euros, foi criado junto a uma área onde está prevista a construção de novos blocos habitacionais.
0