Na sequência da gravidade e extensão dos incêndios que afetam o concelho, o Município do Fundão ativou duas linhas telefónicas de emergência para prestar apoio social e psicológico aos residentes afetados. As linhas foram criadas para dar resposta permanente a situações urgentes.
Os munícipes que necessitem de auxílio podem recorrer à linha de apoio social, através do número 961 382 115, para solicitar alimentos e bens de primeira necessidade. A entrega destes bens pode ser efetuada na Loja Social do município ou, em casos de maior necessidade, diretamente na residência dos solicitantes. Através deste mesmo contacto é também possível pedir alimentos para animais, um apoio que se soma à linha específica para explorações agropecuárias.
Em simultâneo, foi criada uma linha de apoio psicológico, disponível através do contacto 966 398 185. Este serviço destina-se a prestar acompanhamento especializado a todos os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade emocional devido aos incêndios.
Ambos os contatos têm o custo de uma chamada para a rede móvel nacional e, segundo a autarquia, funcionarão de forma contínua enquanto a situação de crise se mantiver, assegurando uma resposta rápida às necessidades mais prementes da população.