A emblemática ponte pedonal da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, foi o palco de um protesto estudantil contra a intenção do governo de aumentar o valor das propinas. Na ação, foram afixados vários cartazes com a frase “Dói a propina? Luta!”.
Este ato insere-se num Movimento Nacional mais vasto, lançado por várias estruturas do Movimento Associativo Estudantil sob o lema “Ninguém fica para trás! Gratuitidade já!”. O objetivo é mobilizar a comunidade académica em todo o país para a defesa do ensino superior.
Segundo os estudantes envolvidos, esta é apenas “a primeira de muitas” ações de luta que pretendem levar a cabo, alertando para o impacto que um eventual aumento das propinas teria no acesso e na frequência do ensino superior por parte de muitos jovens.
Os promotores da iniciativa defendem um “Ensino Superior público, gratuito, democrático e de qualidade”, que seja acessível a todos, independentemente da sua condição socioeconómica, e prometem continuar a sua luta por essa causa.

