O executivo municipal de Belmonte reúne-se hoje, numa sessão ordinária agendada para as 10 horas da manhã, com uma agenda de trabalho diversificada que inclui a deliberação sobre a instalação de um consulado honorário do Brasil no concelho. A ordem de trabalhos, a que tivemos acesso na manhã de hoje, destaca também um protocolo para a exploração de parques eólicos e a adjudicação de uma empreitada para a descarbonização do Pavilhão Multiusos.
Entre os pontos de maior relevo está a votação de um protocolo com a empresa Lestenergia para a exploração de parques eólicos, que prevê benefícios diretos para as populações residentes. Na mesma reunião, será discutida e votada a proposta de instalação do Consulado Honorário do Brasil em Belmonte, um passo que visa reforçar os laços históricos e culturais com o país sul-americano.
Na área social, os vereadores irão analisar um pedido de subsídio para o investimento na ampliação do Lar de Maçainhas, uma obra a cargo do Centro de Apoio Social local.
No que respeita a obras públicas, a agenda inclui a ratificação de despachos para trabalhos complementares na pavimentação da rede viária municipal e na conduta de abastecimento de água no acesso sul a Malpique. Será também abordado o concurso público para a empreitada de implementação de ações de descarbonização e transição energética no Pavilhão Multiusos de Belmonte, bem como a análise de “erros e omissões” detetados no mesmo concurso.
A reunião abordará ainda diversos processos iniciados por cidadãos, relativos a danos em viaturas em várias estradas do concelho, como a Estrada Nacional 345 e a Estrada Municipal 571. A agenda fica completa com pontos de cariz administrativo, como a aprovação da ata da reunião anterior e alterações orçamentais.

