A localidade de Monte do Bispo prepara-se para receber mais uma edição do MonteFest, o seu tradicional Festival de Outono, que este ano decorrerá nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro. Sob o tema “Bartolomeu o Condenado”, o evento mergulhará no universo da pirataria, homenageando a figura histórica e audaciosa de Bartolomeu Português.
Nascido em 1623, Bartolomeu Português foi um notório corsário do século XVII que desafiou o império espanhol nas águas das Caraíbas. A sua vida de aventura e perigo serve de fio condutor para o festival, que promete recriar o ambiente da época dourada da pirataria. Bartolomeu ficou conhecido não só pelas suas façanhas, como a captura de um galeão espanhol carregado com 70.000 peças de prata ao largo de Cuba, mas também por ter sido o criador do primeiro “Código da Pirataria”, um conjunto de regras que regia a vida a bordo.
A sua história é marcada por reviravoltas impressionantes. Capturado em Campeche e sentenciado à morte, conseguiu uma fuga engenhosa, usando jarros de vinho como flutuadores para escapar a nado. Apesar da sua audácia, a fortuna nem sempre esteve do seu lado. Após várias incursões e um naufrágio que lhe custou um navio recapturado, Bartolomeu Português viria a morrer “na maior miséria do mundo” na Jamaica, em 1669.
O MonteFest ’25 convida assim os visitantes a embarcar numa viagem pela vida deste “condenado”, explorando as lendas e os factos de uma das figuras mais intrigantes da pirataria portuguesa, num evento que alia a história à animação do outono.
