A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em conjunto com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), lançou a campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa”. Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2025, a iniciativa visa sensibilizar os condutores para os graves riscos associados ao excesso de velocidade, uma das principais causas de sinistralidade nas estradas portuguesas.
Com o objetivo de travar um comportamento de risco que está na origem de cerca de 60% das infrações registadas, a campanha sublinha dados preocupantes. A probabilidade de um atropelamento resultar em morte aumenta exponencialmente com a velocidade: a 30 km/h, a probabilidade é de 10%, mas sobe para 90% se o veículo circular a 50 km/h.
A decorrer até ao próximo dia 20 de outubro, a campanha “Viajar sem pressa” vai desdobrar-se em ações de sensibilização por todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Em simultâneo, a GNR e a PSP intensificarão as operações de fiscalização, com especial foco no controlo da velocidade.
As autoridades relembram a todos os condutores a importância de abrandar, reforçando a mensagem de que proteger a sua vida e a dos outros está ao alcance de todos. A campanha apela à consciência cívica com os lemas: “Reduz a velocidade. Protege-te a ti e aos outros” e “Viajar sem pressa é chegar com vida.”
