Os Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte fizeram um balanço da sua atividade operacional relativa à semana de 13 a 19 de outubro, um período marcado por um marco significativo na emergência médica e pelo apoio num incêndio urbano fora do concelho.
No que diz respeito ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), a corporação anunciou ter atingido as 900 emergências e urgências servidas em 2025. Para dar resposta a estas solicitações, as quatro Ambulâncias de Emergência dos bombeiros de Belmonte percorreram, até à data, um total de 47.624 quilómetros.
Durante a última semana, a corporação foi ainda chamada a prestar apoio num incêndio que deflagrou no Parque da Saúde, na cidade da Guarda. Para esta ocorrência, foi mobilizado um Veículo Tanque Tático Urbano (VTTU).
O balanço semanal refere também o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), assinalando o “desagravamento e fim do período mais crítico”. Durante esta fase de maior prontidão, os Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte registaram um total de 102 ocorrências com despacho.
Finalmente, no campo do aperfeiçoamento técnico, a corporação deu conta da participação de elementos numa formação na Escola Nacional de Bombeiros, especificamente no Centro de Formação da Lousã, subordinada ao tema “Comando de um setor em ambiente rural”.