A Junta de Freguesia de Peraboa vai instituir o “Dia da Freguesia”, uma iniciativa que assinalará os 50 Anos do Poder Local Democrático, cuja data se cumpre a 12 de dezembro de 2026.
O presidente da Junta de Peraboa, Pedro Silveira, afirma que o objetivo é “valorizar a nossa história, a nossa identidade e as nossas referências, sobretudo a memória do presente e do futuro”.
Este certame, que se pretende realizar todos os anos, irá homenagear os Presidentes de Junta de Peraboa eleitos no Portugal democrático, “entre outras figuras que contribuem e contribuíram para o sucesso da nossa terra”.
Pedro Silveira destacou que as políticas da junta “serão centradas na proximidade com as pessoas” e que a anexa, as Castanheiras, bem como as instituições de Peraboa, “terá um papel fundamental no nosso programa cultural e educativo”.
O Presidente da Assembleia Municipal da Covilhã, João Casteleiro, será um dos Comissários do evento. Pedro Silveira revelou ter desafiado o Presidente da Assembleia Municipal para que as comemorações “se iniciassem em Peraboa e que se estendessem por todo o concelho da Covilhã”.
O autarca de Peraboa mostrou-se ainda “certo de que a Câmara da Covilhã vai ter um papel importante, determinante para o sucesso do Dia da Freguesia”.