A portuguesa Ana Caramelo esteve muito perto de garantir um lugar no pódio na prova feminina da UCI Alentejo Gravel, disputada em Ourique. A ciclista da MatosMobility-Flexaco-IHS de Albergaria-a-Velha terminou a corrida a apenas três segundos do terceiro lugar, destacando-se como a melhor atleta nacional em competição.
A prova feminina foi vencida pela alemã Rosa Kloser, que completou o exigente percurso de mais de três mil metros de desnível acumulado em 3 horas, 45 minutos e 25 segundos. A neerlandesa Tessa Neefjes e a espanhola Marta Milà ocuparam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Na competição masculina, o belga Lukas Malezsewski foi o grande vencedor, batendo ao sprint o compatriota Daan Grosemans. O vencedor completou os 119 quilómetros em quase 3 horas e 30 minutos. O português Andrew Henriques, do CD Areias de S. João, conseguiu alcançar o último lugar do pódio.
A etapa portuguesa do Circuito Mundial de Gravel serviu como prova de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, que irá decorrer na Austrália.
Foto – Federação Portuguesa de Ciclismo