Menu Fechar

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Amanhã assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Este ano, a cidade da Covilhã recebe um programa de actividades, organizado pela Cooperativa de Intervenção Social “CooLabora” e a Câmara Municipal da Covilhã, que envolve mais de duas dezenas  de entidades.

O evento tem início com uma concentração no Jardim do Lago (14h30), onde será criado colectivamente um mural contra a violência. Haverá microfone aberto e leitura de poemas. Em seguida começará a marcha até ao Jardim das Artes, com a participação da tuna feminina As Moçoilas e desfile de bandeiras. No Jardim das Artes subirão ao palco vários grupos culturais da região que se associaram à iniciativa. O evento encerrará com dança e com a criação de um coração humano, porque o lema deste ano é “Aqui só bate o coração”.

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica da CooLabora acompanhou até ao final do passado mês de Outubro, 254 pessoas adultas, um número elevado, que superou todos os indicadores desde a criação do Gabinete, em 2010.

No que diz respeito às crianças e jovens vítimas de violência doméstica, o serviço da CooLabora atendeu até ao passado mês de Outubro 102 pessoas, com idades entre os 3 e os 18 anos. Destes 102 casos, 41 iniciaram o acompanhamento em 2023 e os restantes vinham já do ano anterior.

Estes dados reforçam ainda mais a necessidade de a violência doméstica ser encarada como um problema estrutural, que deve mobilizar pessoas e organizações, no sentido da sua erradicação, refere a Coolabora.

 

Artigos relacionados