- publicidade - <>
- publicidade - <>

Construir Robôs Móveis Inteligentes: Ciência Viva no Laboratório de Robótica do IPCB

O Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) acolheu a 18.ª edição do estágio “Construir Robôs Inteligentes”, uma iniciativa integrada no programa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias – Ciência Viva no Laboratório”, promovido pela Ciência Viva. Este estágio teve como objetivo proporcionar uma experiência prática e educativa a jovens estudantes do ensino secundário, fomentando o interesse pela robótica e pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Participação de Estudantes de Várias Regiões

Este ano, o estágio contou com a participação de oito alunos do 9.º ao 12.º ano, oriundos de diferentes regiões do país, incluindo Castelo Branco, Braga, Porto e Oliveira de Azeméis. Todas as vagas disponíveis foram preenchidas, refletindo o interesse e entusiasmo dos jovens em explorar o fascinante mundo da robótica.

Objetivos e Conteúdos do Estágio

O principal objetivo do estágio foi introduzir os participantes à robótica de uma forma integrada, abordando conceitos essenciais como mecânica, eletrónica e programação. Durante a semana, os alunos receberam uma introdução ao trabalho desenvolvido no Laboratório de Robótica do IPCB, onde estão em curso diversos projetos de investigação e desenvolvimento.

Os alunos foram ensinados a utilizar ferramentas como o AutoCAD para desenhar peças dos robôs, que posteriormente foram cortadas a laser nas oficinas da ESART Project Factory, pertencente à Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB. A experiência permitiu aos jovens um contacto direto com tecnologias e metodologias de fabrico avançado.

Desenvolvimento de Robôs Móveis Inteligentes

Com o apoio de orientadores especializados, os estudantes construíram robôs móveis inteligentes, capazes de movimentar-se autonomamente, evitando obstáculos, e de serem comandados remotamente através de telemóvel. Para isso, os alunos programaram os robôs usando Arduino, e desenvolveram aplicações móveis no MIT App Inventor para o controlo remoto. Esta parte prática foi muito bem recebida pelos participantes, representando uma novidade e um desafio enriquecedor para todos.

Orientação Especializada

O estágio foi orientado pelo docente Paulo Gonçalves, do IPCB, e contou com o apoio de António Alves, aluno de licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, e de Rodrigo Bernardo, aluno de doutoramento em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico, que desenvolve a sua tese no Laboratório de Robótica do IPCB.

Resultados

Ao final de uma semana intensa de trabalho, os quatro robôs construídos pelos alunos estavam a funcionar de acordo com os objetivos, deslocando-se de forma autónoma no laboratório, demonstrando a eficácia e o sucesso das aprendizagens realizadas.

Este estágio é uma prova do compromisso do IPCB com a formação prática e inovadora, inspirando as novas gerações a seguir carreiras nas áreas da ciência e tecnologia, e promovendo o desenvolvimento de competências cruciais para o futuro da robótica em Portugal.

Mais informações podem ser obtidas através do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Partilhar

<>
Caria
céu limpo
1.8 ° C
1.8 °
1.8 °
96 %
1.5kmh
8 %
Seg
14 °
Ter
17 °
Qua
18 °
Qui
19 °
Sex
19 °

Bombeiros de Belmonte asseguraram prevenção na Baja TT da Escuderia Castelo Branco

Os Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte estiveram integrados...

Tribunal trava resgate da concessão de saneamento pela Câmara da Covilhã

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco deu...

Depressão Martinho provoca estragos em Lamego

A depressão Martinho deixou um rasto de destruição em...

Dia mundial do teatro no Fundão

No dia 27 de Março, a Estação Teatral assinala o Dia...
- publicidade -